Reciclando Energias
Texto de Ely Brito - Presidente do Intertao
ECOVILA VIVER SIMPLES
RECICLANDO ENERGIAS
Emoções negativas são energia pura mal direcionada. Rejeitá-las, fugir delas, projetá-las em outros seres humanos, tentar se livrar delas é uma estratégia desastrosa.
Porque continuamos a fazer isso? Pura ignorância em não saber o que é realmente isso que nos toma, essa estranha sensação que nos leva a cometer atos muitas vezes vergonhosos.
Energia não se destrói, só podemos transformá-la!
Não compreendemos o valor do lixo orgânico e seu enorme manancial produtivo, queremos estar longe dos lixos e assim poluímos o mundo. Os taoistas, homens sábios do passado conheciam os segredos da transformação desse enorme manancial energético- as emoções. Se elevaram acima da moral religiosa e seus "não pode", "não deve" se dedicando durante milênios a conhecer, experimentar fórmulas e a criar um sistema eficiente para transformá-las em energia pura, que é a essência de tudo que existe sobre o universo.
O ser civilizado acredita que pode "pensar", racionalizar as emoções e assim se libertar de seu poder em movimentar nossa vida para pior. (emoção vem da palavra grega E- MOTION - energia que se move para fora). Milhares de técnicas, de teorias foram criadas com o intuito de resolver os problemas criados pelas emoções negativas, e nenhuma com sucesso absoluto, e nenhuma conseguiu até hoje nos livrar da enorme ferida humana criada por essas emoções. Toda nossa historia, todos os conflitos e problemas que passamos quer sejam, políticos, ecológicos, religiosos, familiares, sociais e individuais tem a sua causa na ausência de um método correto de transformar as emoções negativas em positivas e usar seu potencial energético para nos fazer crescer.
Alguns de meus alunos, hoje instrutores e outros interessados, se uniram em 2006 para comprar uma terra e construirmos juntos uma ecovila, em Morro Grande, município de Itamonte no Sul de Minas.
Buscando compreender como outras ecovilas estão se organizando e construindo o sonho de viver em harmonia com a natureza e criar um mundo futuro diferente, comecei a entrar em contato com muitas delas, e com os profissionais e instituições preocupadas e especializadas em meio- ambiente. Sem muita surpresa, encontrei em todas elas um atavismo a velhas idéias que nem mesmo suas organizações ou participantes percebiam. Nenhuma ecovila até hoje conseguiu cumprir seus objetivos, seus projetos ecológicos, e muitas delas sucumbiram devido a conflitos internos entre seus membros.
Muitos querem construir uma ecovila, mas poucos querem se libertar do atavismo, de suas opiniões e desejos. Parece que existe uma ecovila interna dentro de cada um que se lastreia em um modelo de mundo inadequado, e a tarefa de se viver uma vida em harmonia com essa natureza, muito poucos querem realmente descobrir. Há leis por trás dessa beleza inebriante que vemos nos vales, montanhas, no verde brilhante das florestas e em sua magia inebriante. Essas leis, não obedecem aos parâmetros criados por organizações que se dizem protetoras do meio -ambiente. Muitas injustiças e acidentes tem sido criados por organizações que acreditam terem a chave do mistério da natureza e muito pouco abertura para compreender que nada sabem sobre a vida e sua natureza.
O pouco que nós da Viver Simples (o nome da nossa ecovila) temos aprendido sobre seus mistérios, é sempre mutante. Nada pode ser sistematizado como regra de convívio com os mistérios da vida. Tudo ali é aprendizado mutante! A cada dia sentimos que estamos nos transformando em mutantes, termo tão usado na década de 70 sem o entendimento adequado do significado essencial dessa palavra.
Ser mutante é essencialmente saber trabalhar e transformar energias de todas as espécies. Como no universo só existe energia, o trabalho é enorme, quase uma tarefa de Hercules. Há que se ter muita abertura e muito despojamento - aprender a deixar ser, deixar seguir e apenas conduzir.
Se alguém me perguntasse, como organizadora dessa ecovila, qual é o segredo de nosso sucesso nesse empreendimento, eu diria que é a capacidade que nosso grupo tem em transformar o negativo em positivo, desde as emoções e conflitos do grupo e individuais até os projetos que saem errados e que usamos esse errado para construir o certo. O certo sempre sendo o que deveria ser, o que é e se materializou depois de tanto se pensar em soluções e se criar projetos.
Seria inadequado ter um projeto?? Não acredito nisso. Acredito que devemos sim, ter um projeto em mente, criar regras, estabelecer metas. Tentar prever dificuldades, mas ter sempre a mente aberta para aquilo que acreditamos ter dado errado, ou ter falhado. Trabalhando nossas emoções negativas e transformando-as pelos exercícios que praticamos e pelo sonho que nutrimos, descobrimos que tudo acaba sendo o que deve ser, e que o que acaba se materializa no mundo real, quando aceitamos as falhas, é sempre bom, é sempre o certo .
Exemplo prático: Contratamos arquitetas para projetarem 10 unidades com dois quartos nessa primeira etapa da obra. Elas projetaram esses quartos para medirem 24 metros quadrados. Havíamos orçado alguns meses antes, os quartos em 16 metros quadrados, e nosso fundo de construção já estava depositado em banco quando iniciamos essa construção. Por uma falha de comunicação, nosso construtor fez a fundação dos quartos com 20 metros quadrados, e já havia terminado a fundação em duas unidades de 4 quartos quando descobrimos esse erro.
Depois de algumas acusações, alguns conflitos, todos acabaram aceitando o tamanho novo dos quartos. Economizamos uma boa quantidade de dinheiro e os quartos ficaram muito mais bonitos na forma mais quadrada do que a mais retangular desenhada antes pelas arquiteta.
A cada passo da construção dessa ecovila temos que mudar, precisamos nos adaptar a esse maravilhoso mundo mutante e bio- diverso e temos a cada dia aprendido a respeitar a força das coisas quando elas acontecem.....e é assim que precisam acontecer!!
Mas a essa altura devem estar se perguntando, o que tudo isso a ver com as emoções negativas?? Afirmo que tudo! Basta um só dos indivíduos ligados a um projeto, se agarrar a sua forma de ver o mundo, a suas preciosas opiniões, para um grande conflito se estabelecer, brigas acontecerem e todo o sonho de construir uma ecovila terminar.
Afirmo que sem um trabalho serio sobre as emoções negativas e sua transformação, não conseguimos construir uma ecovila em grupo. È muito bom brigar, é muito bom criar uma energia discordante para em seguida usar essa forte energia divergente na direção de algo que acaba agradando a todos. Não há construção sem divergências ou brigas, mas é preciso transformar essa energia discordante e encaminhá-la para algo positivo que acaba provando ser o melhor para todos.
Lembro-me de alguém que quis entrar no nosso grupo, ou queria investir em nosso projeto, (veja aqui o projeto www.viversimples.com.br) mas colocou a condição de só entrar se não houvessem brigas entre os participantes. Avisei a pessoa que nos trouxe a sua oferta , que na ecovila Viver Simples há muita briga, mas que apesar das desavenças realizamos coisas. Avisei que com certeza aqui não seria o espaço para quem não quer vivenciar conflitos. Há muito trabalho sobre nossas desavenças, e muitas vezes, meses de silêncio onde as digerimos. Por fim, o próprio movimento do sonhar nossa ecovila vai colocando tudo no lugar, e o trabalho pessoal de cada individuo que participa de nosso sonho ao transformar suas emoções negativas e transformá-las em silêncio, acaba manifestando no mundo real o sucesso de nossa construção e... tudo anda!
Para quem quer conhecer mais esse trabalho sobre as emoções, que hoje em dia chamo de Reciclagem Emocional, visite nosso site www.healing-tao.com.br e procure fazer uma aula com alguns de nossos instrutores em todo o Brasil.
Claro que não seria necessário freqüentar aulas, caso você saiba como deixar o mundo girar, aceitar que o negativo veio ao mundo para ficar.
Aprenda a ver que idéias sobre as coisas e sobre como elas devem acontecer, não fazem nenhuma flor nascer e nem a primavera chegar!
Deixa passar as emoções negativas, se ligue no positivo e tudo fica melhor e floresce!
Ely
Presidente do Intertao
Ecovila Viver Simples.
OBS:- Recebi esse texto em um email e nao pude deixar de compartilha-lo com meus amigos , pois fala de um erro que todos cometemos constantemente, e na verdade erramos por nao sabermos lidar com nossas proprias emocoes. Espero que com essa dica maravilhosa possamos nos sair melhor na proxima vez que formos tomados por essa onda de energia que nos leva cometer tantos desatinos.
BOA SORTE A TODOS !
E GRATA ELY BRITO, POR ESSA GOTA DE LUZ EM NOSSA CONSCIENCIA.