As Faces da TV
Faces da TV
Você está assistindo? Eu não estou. Eu decidi viver a minha vida em vez de assistir como os outros podem vivê-la, ou expressando de maneira diferente, como eles por muito dinheiro simulam que vivem-na. Eu simplesmente prefiro a vida real a cenas irreais e fantasiosas. Seguramente, eu sei o que você está pensando agora... Não assistir TV nestes dias? Bem, a televisão oferece muito a você – você está informado sobre o que está acontecendo no mundo, você vê as histórias de outras pessoas, você pode ver a natureza de países para onde talvez você nunca possa viajar e encontrar relaxamento e entretenimento assistindo a filmes. Você parece receber tudo isso e muito mais. Mas você está realmente lucrando com isto? Vamos avaliar o que você realmente vê na televisão. Isto não é tão fácil, porque uma mentira que é repetida cem vezes torna-se uma verdade e se alguém se encontra com algo quase todos os dias ele ou ela deixarão de percebê-lo da mesma forma, como o tique-taque do relógio da sala.
Provavelmente, o que os amantes de filmes menos conhecem é o fato de que essa agradável sensação de tensão e surpresa que têm, assistindo a filmes, não é gratuita – similarmente como o estado agradável do álcool ou da intoxicação por drogas, inicialmente concedem uma sensação agradável, porém mais tarde tomam-na de volta com o lucro de seu interesse. Este sentimento agradável é, de fato, gerado a partir de sua própria energia. Para esse sentimento, que você experimenta durante os poucos momentos enquanto assistia ao filme, você está desperdiçando um enorme potencial de energia espiritual, que estará posteriormente faltando em sua vida diária. Você já sabe por que você está entediado com sua vida normal e por que você está procurando por relaxamento e descanso em frente da tela da TV? Isto é um carrossel, onde você, cansado, começará assistindo uma outra seqüência de imagens e passará alguns momentos satisfatórios que repetidamente roubarão a sua energia e jogá-lo-ão espremido de volta à vida normal. Eu não entendo como um costumeiro telespectador pode divertir sua simples vida quando todas as coisas são tão perfeitas e sem falhas na televisão, sem necessidade de mover um dedo (exceto para apertar o botão do controle remoto...). As pessoas muitas vezes não percebem que isto é sobre coisas irreais que simplesmente não existem e inconscientemente nós gostaríamos de viver uma vida semelhante. Mas isto simplesmente não é possível. Afinal, se você apenas quer encontrar um parceiro na vida real, o seu gosto é baseado no ideal de atores e atrizes de televisão em níveis irreais de seus confeccionados rostos e seu bem-promulgado comportamento, que você pode esperar ver fora da tela da TV. Graças à televisão, seus desejos são também deslocados para este nível irreal e a vida normal é cada vez mais tediosa e sem cor, porque você, inconscientemente, sempre a compara com o falso ideal com o qual a televisão está surpreendendo você. É quase como quando alguém fica com a língua acostumada a um gosto, por exemplo, o sabor de batata frita com sabor artificialmente aumentado. Em seguida, o sabor dos alimentos normais não parece ser suficientemente forte. Não é porque a comida normal é menos gostosa, mas porque você tem queimado seu paladar com finalidades mais desenvolvidas quimicamente criando gosto e você não pode provar os sabores naturais corretamente. Talvez você ainda não sinta isto enquanto assiste televisão, assim como um homem que não sente as conseqüências do tabagismo durante os primeiros anos, mas depois de perder a vitalidade existente, você não será capaz de retornar à vida que tem escapado de seus dedos.
Você gosta de assistir documentários sobre a natureza e a beleza da natureza? Bem, eu só vejo um homem que se senta em seu leito, com os olhos colados à televisão. Eu vejo o rosto pálido de alguém que está descolorindo pela radiação da TV, que não tem o toque da real natureza, sem a qual ele está murchando. Nem mesmo uma centena de documentários sobre a natureza pode substituir o tempo gasto com a beleza da natureza real...
Você está interessado na história e na revelação dos mistérios dos tempos antigos? Não tem problema, as empresas de filmes apresentarão para você de uma maneira que atenda às suas expectativas e eles tentarão fazê-lo muito bem para mantê-lo na frente da tela e fazer com que você espere pela continuação. O fim justifica os meios. Quem se importa hoje que o que você está assistindo não é verdadeiro? Ou você acredita nisto? A mídia visa a sensação em primeiro lugar, não a verdade. Portanto, toda a informação é sensacionalmente representada sem considerar se é verdade. Começando com filmes e seriados de TV, tudo é criado desta forma... Sem mencionar o uso indevido dos meios de comunicação como um instrumento de poder. Mesmo as notícias sobre acontecimentos atuais são, normalmente, completamente alteradas e freqüentemente mostrando o que está acontecendo, mas absolutamente diferente de como ele é na realidade. Todo mundo olha para os chamados ataques terroristas e recebe as palavras de que é necessário lutar contra o terrorismo, mesmo que na realidade não existam terroristas, mas... isto somente é importante para obter sua aprovação para o armamento, os ataques militares destinados a uma “causa maior” (dinheiro) e controlar as pessoas. A televisão é muitas vezes usada para comandar a opinião pública e para a manipulação. Apenas tente perguntar quantas pessoas, por exemplo, acreditam que em 11/09/2001 terroristas atacaram as Torres Gêmeas e o Pentágono?
Eu certamente não quero dizer que a televisão é apenas ruim. Um filme realmente bom pode fortalecê-lo espiritualmente e inspirá-lo, concentrando-se em condições mais importantes de vida na Terra que podem levar a uma mudança, a beleza da natureza pode impressioná-lo e incentivá-lo a visitá-la, e uma visão realista do passado pode levar a lições a serem tomadas a partir dela. Quantos destes programas atualmente estão na televisão? E quantos deles reforçam a agressividade, medo, desejo sexual, autodesespero e preenche o nosso intelecto com a sujeira da inutilidade?
O tempo que o homem recebeu para a vida é muito precioso. Ele permite-lhe obter consciência espiritual e junto com isso também a vida eterna. O mundo do espírito é um milhão de vezes mais interessante do que o melhor filme. Vale a pena desperdiçar este tempo assistindo televisão que verdadeiramente coloca o seu espírito em um sono mortal?